Como ser competitivo ao operar no mercado internacional
O comércio exterior vem se tornando uma prática cada vez mais comum, porém as empresas, em sua grande maioria, ainda sofrem para colocar seus produtos de maneira competitiva no mercado internacional.
O principal motivo identificado é a falta de know how tanto dos processos como na forma em que se deve abordar o mercado interno dos outros países.
Muitas empresas Brasileiras negligenciam atividades importantes como a contratação e capacitação de profissionais para operar nessa área, a separação de parte da produção somente para o mercado externo, não mantém uma constância nas operações, ou mesmo se preocupam em desenvolver relações com parceiros comerciais em outros países.
Dias e Rodrigues (2012, p.203) apontam que, “muitas empresas cometem seguidos erros que comprometem um bom desempenho, concorrendo para resultados negativos, inexpressivos, tirando-as do comércio internacional. A falta de conhecimento e informação sobre comércio exterior compromete qualquer esforço para a elaboração de planejamento visando o mercado externo”.
3 coisas que podemos fazer para nos preparar para o Mercado Internacional
1- Compreender que o concorrente não é mais local e sim Global:
A conscientização dentro da organização de que atualmente nossos concorrentes podem estar localizados do outro lado do mundo é fundamental, pois isso nos possibilita programar ações estratégicas a fim de dar uma vantagem competitiva para a organização.
2 - Lembrar que onde há desafios também há oportunidades:
Querendo ou não a nossa empresa já esta competindo internacionalmente, então por que não participar de uma maneira proativa?
Ao fazer o planejamento estratégico a empresa pode identificar mercados nos quais seus produtos seriam mais bem sucedidos, sendo uma boa oportunidade de crescimento para a organização, também pode encontrar novos fornecedores em outros países, sendo uma oportunidade de reduzir custos ou de inserir novos produtos no mercado nacional.
3 - Utilizar uma Trading para facilitar os seus negócios internacionais:
Não conhece as particularidades dos processos de importação ou de exportação?
Uma ótima alternativa é terceirizar a realização desses processos para empresas como a SYNTONY TRADE INTERNATIONAL, que cuida de toda a parte operacional, facilitando essa transição para o mercado internacional.
Considerações finais:
O comércio exterior tem muita importância no crescimento da economia dos países, pois ele gera uma competitividade que leva as empresas locais a se aperfeiçoarem. Através dele são feitas a troca de informações e capital, e essas transações movimentam a economia mundial.
Ele também possibilita a sua empresa de encontrar muitas oportunidades de inovar e crescer.
Bons Negócios!